Dicas da Gê

5ª dos Vinhos

Como montar uma tábua de frios

Montar uma tábua de frios para acompanhar um bom vinho é muito fácil! Primeiro você deve levar em consideração se o vinho é suave ou mais encorpado, e então escolher duas opções de cada acompanhamento que harmonize melhor com a bebida.

Queijos

Vamos começar pelos queijos! Queijos de sabor mais forte combinam com vinhos mais complexos, enquanto os mais suaves harmonizam com os também suaves. Veja abaixo algumas opções:

  • Queijo forte: Roquefort, Gorgonzola
  • Queijo forte de textura dura: Parmesão, Gran Padano, Gruyère
  • Queijo firmes de sabor suave: Ementhal, Gouda, Reino
  • Queijo cremoso suave: Brie, Camembert, Saint Paulin

Pães e biscoitos

Além dos queijos, você deve adicionar pães ou biscoitos que têm sabor neutro e servem de base patês, azeites, geleias, etc. Você pode escolher pães como baguete ou ciabata e biscoitos de água, por exemplo.

Doces

Agora é hora de adicionar algo adocicado para criar um equilíbrio entre os sabores da tábua. Uma ótima opção são frutas frescas, em compota, geleias ou mel. Escolha de acordo com o tipo de queijo que você já adicionou à tábua.

Frios e azeites

Se quiser complementar a tábua, você também pode variar com frios tipo presuntos e salames, além de azeites e azeitonas. Vai ficar uma delícia e agradar a todos!

Toda quinta-feira é dia de oferta da 5ª dos Vinhos aqui no GBarbosa! Passe na loja mais próxima e confira!