Dicas da Gê

Receitas, Refeições

Prepare o almoço de Dia das Mães!

Em vez de enfrentar filas e restaurantes lotados, que tal reunir a família e cozinhar para a sua mãe? Ela vai adorar a surpresa e, com toda a certeza ficará muito orgulhosa de você. Para te ajudar nessa missão, trazemos aqui algumas dicas especiais e, no final uma receita simples e fácil para você surpreendê-la:

Capriche na decoração

Pratos, talheres, arranjos, cuide de cada detalhe. Para te ajudar, entre no site da revista Krea. Lá tem várias dicas para você se inspirar e fazer uma decoração surpreendente.

Reúna a família

Nada deixa uma mãe mais feliz que ter a sua família reunida. Por isso, reúna todo mundo e transforme essa comemoração numa data inesquecível.

Prepare o prato especial

Tá, a gente sabe que nem todo mundo tem tempo, paciência ou jeito para cozinhar, por isso, a gente trouxe uma receita bem fácil e prática pra você surpreender a todos e ainda marcar preciosos pontos com a mãezona. Anota aí:

 

RISOTO CAPRESE NA PANELA DE PRESSÃO

Primeira Parte – O RISOTO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada fino
  • 1 cenoura ralada fino
  • 1 talo de salsão fatiado fino
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 2 folhas de louro
  • 3 cravos-da-índia
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Na panela de pressão com capacidade para 6 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picadinha e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Enquanto a cebola murcha, rale a cenoura na parte fina no ralador. Mexa a cebola na panela de vez em quando, para não queimar. Quanto ela estiver transparente, junte a cenoura ralada e misture bem.

Enquanto a cenoura cozinha, fatie fino o talo de salsão e junte à panela.

Junte o arroz, misture bem e tempere com mais um pouco de sal. Regue com o vinho branco e misture até secar. Junte 4 xícaras (chá) de água, o louro e o cravo-da-Índia. Tampe a panela e aumente o fogo para médio.

Quando começar a apitar, conte 3 minutos e desligue. Enquanto isso, prepare a caprese.

 

Segunda Parte – CAPRESE E FINALIZAÇÃO

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de minimuçarela de búfala

1 ½ xícara (chá) de tomate sweet grape

15 folhas de manjericão

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1 colher (sopa) de manteiga

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com 2 xícaras (chá) de água ao fogo médio.

Numa tábua, corte em metades os tomates e, em seguida, as muçarelas. Reserve.

Quando o tempo de cozimento do risoto terminar, desligue o fogo e aguarde o vapor sair completamente para abrir a tampa.

Abra a tampa e misture bem o risoto com uma colher de bambu. Verifique o ponto e o sabor. Se ainda estiver um pouco cru, ou ressecado, vá acrescentando a água quente e misturando bem.

Quando estiver no ponto, acrescente o tomate, a muçarela, as folhas de manjericão e tempere com sal. Mexa bem, junte o parmesão e, se quiser, regue com mais um fio de azeite. Misture novamente e sirva a seguir.

 

Pode ser consumido só ou acompanhado com filé de peito de frango grelhado. 😉