Histórico

1955

O GBarbosa foi fundado em julho de 1955 em Sergipe pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa. A princípio, tratava-se de uma mercearia que vendia secos e molhados, no centro da capital. Sob o comando da dupla, já na Avenida Otoniel Dórea, área do mercado central aracajuano, o GBarbosa começou a ganhar projeção.

1960 – 1963

Em 1961, a primeira filial foi criada no município sergipano de Tobias Barreto. Atentos à tendência do mercado, Gentil e Noel inauguraram em Aracaju, em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo e que desenvolveu, desde o início, a cultura da simplicidade operacional, com o lema de oferecer preços baixos, atendimento de qualidade e variedade de produtos.

1980’S

Sempre respeitando esse lema, a empresa começou a ampliar o número de filiais na capital. Também passou a estar presente nos principais municípios de Sergipe. No início da década de 80, o GBarbosa chegou ao interior da Bahia, com a criação da filial na cidade de Esplanada.

2000 – 2005

Em outubro de 2000, a marca estreou na capital da Baiana, Salvador. Nesse mesmo ano a rede passou a comercializar produtos Farmacêuticos por meio das Farmácias GBarbosa. Em 2005 o GBarbosa ampliou e modernizou sua atuação e apresentou ao mercado a primeira loja no formato Eletro Show na cidade de Itaporanga, em Sergipe.

2006

Em agosto de 2006, a rede supermercadista se estabeleceu na capital de Alagoas, onde hoje conta com sete unidades.

2007

Desde Novembro de 2007 a rede nascida e criada em solo sergipano, ganhou força e passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud.

2008 – 2010

Consolidando-se como a quarta maior rede varejista do país, entre 2008 e 2010, o GBarbosa acelerou seu processo de expansão, inaugurando novas unidades e chegou a cidade de Fortaleza – CE, por meio de Farmácias e Cartão GBarbosa.

2011

Em 2011 a rede deu continuidade ao crescimento se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais 5 lojas no formato supermercado e 2 lojas no formato hipermercado.

Atualmente o GBarbosa conta com 79 lojas entre supermercados e hipermercados, 77 Eletro Shows e 51 Farmácias, distribuídos nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco ao gerar mais de 9 mil empregos.

2016

Contribuindo com a economia doméstica, a rede inaugurou o novo formato GBarbosa Desconto, unindo os serviços do varejo com o preço baixo do atacado. As principais mudanças estão no preço dos produtos que ficam até 22% mais em conta, além das etiquetas que passam a ser impressas sempre com dois valores – preço de uma unidade e desconto na compra de duas unidades ou mais. O principal diferencial do GBarbosa Desconto é manter o tripé: qualidade, variedade e preços baixos. O cliente além de economizar encontra mais produtos em embalagens tamanho família, packs promocionais, e itens da linha food service, voltados aos pequenos e médios comerciantes. As prateleiras tradicionais foram substituídas por estruturas mais altas, a fim de estocar caixas de produtos, contribuindo com os clientes que compram em volume. As lojas Iguatemi, Brotas e Pau da Lima, em Salvador; e Hiper Norte, em Aracaju, já contemplam o novo formato.