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Receitas

Como preparar cada tipo de peixe?

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana, mas muita gente não sabe como preparar o pescado para cada tipo de prato. Para te ajudar na hora de escolher a melhor forma de servir cada peixe, separamos algumas sugestões.

  • Anchova: assada, cozida ou ensopada.
  • Atum: grelhado na chapa ou frito. Pode ser consumido cru, na cozinha japonesa. É um peixe com gordura.
  • Bacalhau: o peixe da Semana Santa. Pode ser frito, assado, cozido, ensopado ou grelhado.
  • Bagre: frito, assado, grelhado ou cozido. Pode ter alguma rejeição devido ao sabor acentuado de terra.
  • Cação: de carne branca e firme, com cartilagem. Em postas é possível fazer ensopados, grelhados e assados.
  • Cavala: grelhada ou assada.
  • Corvina: grelhada, assada ou preparada no vapor.
  • Dourado: frito, grelhado ou na chapa. Tem muita gordura e espinhas.
  • Linguado: frito, cozido ou assado. Na cozinha peruana, é servido cru no ceviche. É um peixe considerado magro, quase sem espinhas.
  • Pescada: tem baixo valor calórico e de gordura, por isso é ideal para dietas. Pode ser preparada assada, grelhada ou frita.
  • Pintado: de carne rosada e pouca espinha, pode ser assado, grelhado ou ensopado.
  • Robalo: de carne branca e firme, é perfeito para ser assado na grelha ou no forno. Muito apreciado, também, em moquecas.
  • Salmão: grelhado, defumado ou assado. Muito apreciado cru, na cozinha japonesa.
  • Sardinha: frita, grelhada ou marinada.
  • Tilápia: frita, cozida, grelhada ou assada.

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