Dicas da Gê

Automóveis

Como limpar a sua moto

Lavar uma moto é mais fácil do que parece. Tomando alguns cuidados e usando os produtos adequados, você deixa a sua companheira com aspecto de novinha em folha.

Dica: aproveite a lavagem para fazer uma checagem visual e manual no estado mecânico geral da sua moto. Parafusos e suportes, além de cabos e mangueiras, são alguns dos itens que você deve observar.

Confira agora 10 dicas para lavar sua moto corretamente:

  1.         Lave na sombra

Para evitar que a espuma seque e manche a pintura ou as peças plásticas, lave a sua moto na sombra.

  1.         Espere o motor esfriar

Não lave a moto com o motor quente, pois isso pode ocasionar problemas. Sempre aguarde o motor esfriar.

  1.         O que usar na lavagem?

Use xampu específico para motos e carros. Para lavar, utilize uma bucha macia adequada ou uma luva para lavagem.

  1.         Por onde começar

O ideal é começar pelas partes mais altas e as laterais, pois a espuma escorre e acaba agindo na parte mecânica e nas rodas. Comece pelas carenagens, painel e lentes, depois vá para o banco, “rabeta” e a área da placa.

  1.         Cuidado com os jatos d’água

Evite jogar água diretamente em chicotes e na parte elétrica/injeção. No caso de escapes com saídas para cima, a orientação é tapar a saída com estopa ou pano. Se você for usar lavadora de alta pressão, regule a abertura do leque d’água para perto de um metro.

  1.         Vá por partes

Se a moto for grande, vá lavando por partes. Jogue água para enxaguar bem a região que já recebeu uma boa esfregada e só depois passe para o restante.

  1.         Detalhes

Na parte mecânica, que é onde normalmente acumula mais graxa e sujeira mais “grossa”, o ideal é usar um pincel ou brocha com cerdas mais firmes. Se o xampu não der conta dos resíduos, você pode adicionar um pouco de querosene para dissolver a “casca” formada.

  1.         Corrente

A corrente deverá ser lubrificada com óleo específico; aproveite também e puxe o cabo da embreagem e pulverize um pouco de óleo desengripante em spray.

  1.         Secagem

Após limpar a motocicleta, você deve deixá-la secar totalmente antes de ir para os toques finais. As partes elétricas merecem atenção redobrada.

  1.       Finalizando

Utilize um pano de camurça ou estopa para lustrar suavemente o corpo da moto. Isso vai remover quaisquer manchas de água que persistirem depois do enxágue e vai deixar a pintura opaca brilhando.

Últimos detalhes

Use um polidor doméstico comum para dar brilho às rodas e fazer com que elas girem com maior liberdade. Coloque o polidor em um pano ou estopa. Nunca o aplique diretamente às rodas. Tome cuidado também para não tocar nos freios.