Dicas da Gê

Receitas

Comidas típicas para a Festa Junina

Um das grandes atrações das festas juninas são as comidas típicas. Tem gente que espera um ano inteiro para curtir as delícias feitas de milho, amendoim, coco e mandioca/aipim. Por isso, a gente separou algumas receitas diferentonas para você adicionar na sua mesa junina.

Torta salgada de milho verde

Uma boa alternativa ao cuscuz paulista é outro prato salgado, feito com milho, uma torta de milho verde. Veja como preparar:

Ingredientes:

– 2 e ½ xícaras (chá) e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

– 150g e 2 colheres (sopa) de margarina;

– 1 e ¼ de xícara (chá) de leite;

– 1 ovo;

– 3 latas de milho verde;

– 1 cebola pequena picada;

– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;

– sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Numa tigela, coloque margarina, 1/4 do leite, ovo, sal e misture aos poucos, adicionando 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo, até que ela fique bem lisinha e homogênea.

Para o recheio, bata no liquidificador 1 xícara da água da conserva de milho e duas latas de milho, até formar um purê. Peneire. Em uma panela, refogue a cebola com a margarina, junte as 3 colheres de farinha restantes e adicione 1 xícara de leite. Misture sempre, para que a mistura não empelote, e junte o purê de milho peneirado, a lata que sobrou de milho e o queijo.

Cozinhe em fogo baixo até que engrosse e depois deixe esfriar.

Em uma forma de fundo removível, forre o fundo e as laterais com a massa e despeje o recheio. Asse em 180º por 30 minutos ou até dourar.

Pudim de canjica

Ingredientes:

– 1 vidro pequeno de leite de coco;

– 1 colher de sopa de amido de milho;

– 280g de canjica;

– 1 lata de leite condensado;

– Mix de gergelim torrado (1×1 de gergelim preto e branco);

– 1 xícara açúcar;

– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Comece pela calda. Já na forma que vai o pudim, dilua o açúcar na água e aqueça até o açúcar caramelizar. É importante não mexer para não açucarar, mas também não deixe queimar.

Em seguida, bata todos os ingredientes (menos o gergelim) no liquidificador e despeje a massa na forma. Asse em banho-maria em forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos. Desenforme com ele ainda quente e guarde na geladeira até que fique com consistência de pudim. Polvilhe o mix de gergelim antes de servir.

Brigadeiro de milho verde

Ingredientes:

– 1 lata de milho verde (395g);

– 75 ml de leite integral;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– 1 lata de leite condensado;

– coco ralado para enrolar.

Modo de preparo:

Comece batendo a lata de milho com o leite num liquidificador até que vire um creme. Depois, numa panela, adicione o leite condensado com a manteiga e o creme e mexa até que fique em ponto de brigadeiro – desprendendo da panela. Após esfriar, enrole e cubra com coco ralado.