Dicas da Gê

Mundo Saudável

10 dicas para uma alimentação saudável

Entenda porque é necessário manter uma alimentação saudável.

Faça refeições com calma

Você sabia que as enzimas digestivas são estimuladas pela visão, olfato, tato e paladar? Seu organismo precisa de tempo para processar os alimentos.

Mastigue bem os alimentos

A digestão dos alimentos começa já na boca, com a trituração e a ação da saliva. Quando mastigamos rápido, o controle da ingestão é prejudicado e muitas vezes comemos mais. Quando mastigamos bem, o corpo entende sua própria necessidade de alimentação. Não coma em menos de 20 minutos cada refeição.

Líquidos x Refeição

O líquido, quando ingerido junto à refeição, faz com que a gente não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo.

Tenha horários para as refeições

Isso faz com que o seu organismo crie um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal.

Alimente-se a cada 3 horas

Nosso cérebro precisa de constante glicose (carboidrato) para poder funcionar perfeitamente. Quando passamos muito tempo sem o nutriente, reduzimos nossa disposição e nosso corpo queima nossas reservas de massa muscular para produzir a energia necessária. Além disso, manter-se alimentado ajuda a evitar episódios de compulsão alimentar.

Alimentos integrais

A maioria dos nutrientes está nas cascas dos grãos. Eles são excelentes para manter os níveis de glicemia do sangue e servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino. Além disso, ajudam no controle do colesterol e aumentam a sensação de saciedade. Na seção Mundo Saudável, em nossas lojas, temos diversos produtos 100% integrais e outras alternativas saudáveis.

Consuma frutas e hortaliças

Verduras, legumes, frutas e folhas são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Elas também contêm fitoquímicos que são antioxidantes protetores das nossas células.

Evite alimentos refinados

Alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz) passam por um processo químico chamado branqueamento, em que substâncias químicas são adicionadas. Além disso, eles não alimentam nossas bactérias boas do intestino, o que favorece o crescimento das bactérias ruins e pode desequilibrar nossa flora intestinal.

Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados, processados e embutidos contêm substâncias químicas que não são reconhecidas por nosso organismo. O consumo excessivo demanda trabalho ao fígado para neutralizar corantes, conservantes e depois eliminá-los com o auxílio dos rins.

Beba bastante água

Estar bem hidratado é a chave para ajudar nosso organismo a transportar os nutrientes de que precisamos.