01
nov

Sustentabilidade: Dicas para tornar nosso mundo um lugar melhor

 
Sustentabilidade - Aprenda a ajudar o nosso mundo a ser um lugar melhor

Hoje em dia eu tenho visto muita gente falando sobre essa tal sustentabilidade. Na tv, nos jornais, no rádio… Sempre que alguém começa a falar sobre a falta de água surge esse assunto. E essa semana o Dudu chegou em casa com uma tarefa justamente sobre esse tema.

A professora do Dudu pediu que a gente ajudasse ele a criar uma lista de coisas que podemos fazer no dia-a-dia para melhorar a relação do homem com a natureza. Então ficamos pensando sobre quando damos banho no Pingo e deixamos a mangueira aberta, ou quando o Dudu estava voltando da rua e jogou o palito do picolé no chão… Vimos o quanto é importante:

- Não desperdiçar água. Feche bem as torneiras e deixe a água caindo somente quando estiver usando. Está passando sabão, escovando os dentes? Então feche o chuveiro!

- Não jogar lixo na rua. Mesmo um pedacinho pequeno de papel pode ajudar a entupir um bueiro, ajudando a causar alagamentos na época da chuva.

Aí o Dudu lembrou do nosso vizinho que todos os domingos sai de casa com uma sacola de tecido cheia de vidro pra levar pra coleta, mas que usa o seu carro todos os dias, até mesmo pra ir na padaria! E acrescentamos à lista:

- Separar os objetos recicláveis dos que não podem ser reciclados. Hoje em dia muitas cidades já têm lugares próprios pra coleta de vidro. Então separe todo o vidro que passar pela sua casa (copos de requeijão, garrafas de suco, etc) e depois jogue fora no lugar correto. Se você não souber onde jogar, pelo menos deixe o vidro em sacos separados.

- Se você tiver carro, não vá com ele para todos os lugares. Além de gastar gasolina, ainda ajuda a poluir o planeta. Aproveite pra fazer um exercício na hora de ir à padaria.

- Evitar usar plástico. Quando tiver como escolher, evite qualquer coisa de plástico. Nos supermercados, pegue poucas sacolas plásticas ou utilize sempre a mesma de tecido.

Acabamos a tarefa e fomos jantar. Mais tarde, quando o Dudu já estava dormindo, eu fiquei pensando sobre aquilo tudo e vi que faltava a coisa mais importante na lista, então coloquei:

- Ensinar às crianças a importância da natureza. Ensine a cuidar das plantas, dos bichos, e da própria rua em que ela vive. Afinal, a gente deve ter com a nossa rua e com o nosso bairro, o mesmo cuidado que a gente tem com a nossa casa.

São apenas algumas dicas e ainda há muito mais além disso. Mas se todos nós fizermos a nossa parte um pouquinho todos os dias, o mundo com certeza será um lugar muito mais saudável. E, na dúvida, basta ter bom senso!

Genildo Barbosa Postado por Genildo Barbosa
Dicas
 

Comentários

  1. Paulo Fujii

    Olá grande Família “GBarbosa”. Sou da grande Família “PREZUNIC” RJ. Agora se unindo a vocês, através do cencosud. Formando assim uma enorme família. Parabéns a todos. Forte abraço…

 

Deixe seu comentário

 

Campos marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.





 
 

 

Existem campos obrigatórios não preenchidos.

 
Acesse o site do GBarbosa: www.gbarbosa.com.br

GBarbosa

Redes Sociais

 
 

Copyright©2011 - GBarbosa - Todos os Direitos Reservados