18
jul

Dez passitos para cuidar bem do seu pneu

 
shutterstock_429761875

1) Calibre com frequência

O correto é calibrar os pneus a cada 15 dias, sempre com eles ainda frios (ou seja, rodado até 3 km). A pressão deve ser sempre a recomendada pelo fabricante do veículo, que em alguns carros está fixada na porta do motorista.

2) Faça o rodízio

A maioria dos carros não possui tração dianteira, por isso os pneus não costumam se desgastar de maneira uniforme. O rodízio funciona como um recurso para igualar o desgaste dos pneus e aumentar sua vida útil.

3) Controle o peso do carro

A desatenção ao peso do carro pode causar o desgaste prematuro de pneus, freios, suspensão e óleo, além de elevar o consumo de combustível.

4) Faça manutenção a cada 10 mil km

A manutenção do carro a cada 10 mil km é importante para identificar possíveis desajustes no automóvel e evitar a redução do tempo de vida. Alinhamento e balanceamento, por exemplo, devem ser feitos a cada revisão.

5) Alinhamento e balanceamento

Ruas e estradas esburacadas acabam alterando a geometria da suspensão e, se as correções não forem feitas, isso pode diminuir a vida útil dos pneus. O alinhamento é responsável pelos ajustes de convergência e divergência das rodas, e o balanceamento equilibra a distribuição do pneu e da roda.

6) Pneus e rodas na medida

Quer mudar o tamanho original das rodas do seu carro? O Código de Trânsito brasileiro pede que também se aumente o tamanho dos pneus, sem ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Portanto, para trocar roda/pneu é preciso fazer cálculos. Na internet é possível encontrar uma infinidade de calculadoras do tipo.

7) Use o pneu certo

Os pneus precisam suportar a carga do veículo, amortecer, transmitir força de tração e atuar na frenagem. Por isso, é preciso identificar o segmento do carro e procurar a linha de pneus alinhados com que você precisa. Além disso, é recomendado ainda que use pneus iguais em um mesmo eixo do veículo.

8) Fique ligado no TWI

O TWI é uma marcação presente nos pneus que indica se a borracha ali ainda está boa para uso. Quando o TWI está desgastado ou some é porque já passou da hora de trocar os pneus.

9) Evite passar solventes

Alguns produtos de limpeza são ótimos para retirar a sujeira da lataria do seu carro: removedor, tíner, sabão ou cera. Mas na hora de lavar o veículo, mantenha longe dos pneus os produtos à base de solventes, como removedor e tíner. Solventes atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades.

10) Pratique direção defensiva

Dirigir com responsabilidade e dentro das normas do trânsito é o primeiro passo para fazer o seu carro durar mais.

Ritinha Postado por Ritinha
Dicas
 

Comentários

  1. Rayane

    Oi o g barbosa de ilheus vende pneus para carro?

 

Deixe seu comentário

 

Campos marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.





 
 

 

Existem campos obrigatórios não preenchidos.

 
Acesse o site do GBarbosa: www.gbarbosa.com.br

GBarbosa

Redes Sociais

 
 

Copyright©2011 - GBarbosa - Todos os Direitos Reservados