16
mai

Como são feitos os vinhos? Conheça o processo de produção.

 
blog_615x290px_0505

A arte de produzir vinhos mudou muito desde os primeiros vinhos foram produzidos, há milhares de anos. Com o passar do tempo, os métodos foram adaptados e cada produtor tem seu próprio processo.

No entanto, dentro de cada metodologia há cinco etapas consideradas obrigatórias na fabricação de um vinho. São elas:

1 – Colheita

Ela pode ser feita de forma manual ou mecânica, de acordo com os critérios estipulados pelo produtor que, na maioria das vezes, preza pelo transporte rápido dos frutos à vinícola.

2 – Esmagamento

Precisa ser feito de forma delicada pois as sementes não podem ser esmagadas, caso contrário isso deixaria a bebida bastante amarga. Vale saber que a maioria dos vinhos brancos não passa por esse procedimento.

3 – Fermentação

É o momento em que o açúcar da uva se transforma em álcool. Esse processo muda de acordo com o tipo de vinho, a temperatura na qual as uvas são fermentadas, o recipiente responsável por abrigar o processo e o tempo em que as uvas serão mantidas ali.

Caso o processo seja realizado em tanques de cimento, a uva terá seu aroma e sabor mais preservados. Caso os tanques usados sejam de inox, é possível ter maior controle da fermentação e conservação do caráter especial do vinho. As famosas barricas de carvalho deixam a bebida mais complexa e a ânfora gera rótulos mais puros e naturais.

4 – Prensa

É o processo de separação entre a parte sólida da casta e seu líquido.

5 – Engarrafamento

Como o próprio nome diz, é o processo de colocar o vinho em garrafas.

Há ainda outros processos como maceração, bâtonnage, trasfega, filtragem e envelhecimento, que tornam o produto final ainda mais especial. Às quintas-feiras, visite a adega do GBarbosa e escolha um vinho para provar, temos muitas ofertas!

Genildo Barbosa Postado por Genildo Barbosa
Dicas
 

Deixe seu comentário

 

Campos marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.





 
 

 

Existem campos obrigatórios não preenchidos.

 
Acesse o site do GBarbosa: www.gbarbosa.com.br

GBarbosa

Redes Sociais

 
 

Copyright©2011 - GBarbosa - Todos os Direitos Reservados